Quantcast
Channel: Daniela Name » Ligia Canongia
Viewing all articles
Browse latest Browse all 3

Balanço 2009 – Personalidade: Ligia Canongia

$
0
0

A personalidade de artes visuais do ano passado não poderia ser outra.  Ao reabrir as galerias da Casa de Cultura Laura Alvim, a curadora e crítica de arte Ligia Canongia mostrou que é possível fazer muito sem tanto alarde. Sem luxo,  mas com criatividade, bom gosto e sobretudo consistência, ela realizou um conjunto de cinco exposições de muita qualidade ao longo de 2009 – José Damasceno, Janaína Tschäpe, Laura Lima, Angelo Venosa e Luiz Zerbini – e as duas últimas estão entre as melhores que o Rio viu no ano, como analisaremos no próximo post.

A recuperação da Laura Alvim preenche uma lacuna importante de espaço público na Zona Sul e reaviva ainda o espírito festeiro e informal que sempre marcou a instituição.  De frente para a praia, na Vieira Souto, as galerias têm recebido gente suja de areia e calçando havaianas neste verão. Como isso é bom!

Lígia criou um catálogo simples, padrão,  para todas as mostras: com capa de papel kraft e o nome do artista em branco. Dentro, o que é fundamental:  couché, fotos em altíssima qualidade dos trabalhos, um texto de apresentação assinado por ela e eventualmente um outro texto, feito por um crítico convidado. A edição é bilingue, porque se sabe que a Laura Alvim recebe um bom número de estrangeiros, graças à sua localização. Mas também porque o catálogo é um registro importante para a história de cada artista – e um registro que vale para o mundo, não somente para quem fala português.

Sem estardalhaço nas causas, Lígia cumpriu plenamente todos os efeitos.

Vida longa para ela como curadora neste Rio de Janeiro e sucesso para a Laura Alvim em 2010.

Outros destaques do ano:

Luiz Camillo Osório assumindo a curadoria do Museu da Arte Moderna do Rio de Janeiro trouxe uma brisa nova para a casa. Sabe-se que ele vai lutar com uma agenda já previamente fechada e as limitações que sempre marcaram o MAM, mas já é visível a abertura do museu para a discussão. O auditório tem sido franqueado a críticos, artistas e pesquisadores.

No lado paulista da Ponte Aérea, é digno de nota os trabalhos perenes e competentes das curadorias de Estação Pinacoteca e do Centro Cultural São Paulo.  Valem o voo.



Viewing all articles
Browse latest Browse all 3

Latest Images





Latest Images